Conferência AICEP.2020 - Exportações e Investimento
AICEP
A AICEP realizou, no último trimestre do ano 2020, a sua Conferência Anual subordinada ao tema genérico “Exportações & Investimento”.
As circunstâncias atuais ditaram que a edição deste ano decorresse num formato diferente, sendo dividida por quatro sessões com transmissão em live streaming a partir do auditório da AICEP, em Lisboa.
Ao longo das quatro sessões, que tiveram lugar nos dias 19 de outubro, 5 e 20 de novembro, e 18 de dezembro, passaram pelo auditório da AICEP vários oradores que abordaram temas de interesse para as empresas portuguesas, com enfoque para as medidas de apoio que irão ser disponibilizadas ao abrigo da atual conjuntura motivada pela pandemia COVID-19.
Num ano atípico que suspendeu o crescimento sustentado das exportações e da economia nacional, foi sublinhada a resiliência e a capacidade de adaptação das empresas portuguesas em circunstâncias difíceis, características que serão determinantes para a retoma económica.
No âmbito da Conferência e dando continuidade à iniciativa lançada em 2019, a AICEP voltou, este ano, a atribuir os Prémios AICEP Exportação & Investimento que distinguem a Melhor PME Exportadora e o Melhor Investimento. O objetivo dos Prémios AICEP é distinguir as empresas que se destacaram pelo seu desempenho no desenvolvimento das estratégias de internacionalização e/ou de investimento, e que foram apoiadas no âmbito dos projetos financiados pelo Portugal2020, da responsabilidade da AICEP. A Altran Portugal e a Elastron Portugal foram as vencedoras nas categorias de Melhor Investimento e de Melhor PME Exportadora, respetivamente.