Os marketplaces B2B como ferramenta para a internacionalização
AICEP
Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.
AICEP
Qual o papel da componente humana no sucesso das empresas de metalomecânica? Como é que estas podem promover o seu negócio ao conciliar ferramentas de marketing online e offline? Estas questões, que correspondem a tendências que têm vindo a mudar o setor, são o tema de dois digests que a AICEP acaba de publicar na MY AICEP.
Em A Componente Humana na Indústria Metalomecânica é sublinhada a importância do fator humano e as implicações que este pode ter na gestão e no marketing das empresas do setor. É fundamental reter talentos e um grande envolvimento da componente humana nas operações industriais. Muitos trabalhadores destas empresas desempenham funções operacionais relacionadas com o fabrico de materiais metálicos, o que implica competências técnicas e uma gestão adequada que permita aumentar a produtividade.
Num estudo elaborado pela Hays junto de 9000 pessoas, o Guia do Mercado Laboral 2022, os trabalhadores do setor da metalomecânica surgem no topo da lista dos mais disponíveis para mudar de emprego – 79% dizem pretender fazê-lo –, e entre as razões apontadas encontram-se o salário (66%), as perspetivas de progressão na carreira (64%) e a procura de projetos mais alicientes (61%). Significa, portanto, que as empresas devem desenvolver estratégias de envolvimento das pessoas que passem por uma boa gestão de equipas e do tempo e uma comunicação e transferência de conhecimento eficaz.
É apresentado, como bom exemplo, o caso da empresa H.JDP, especializada no fabrico de máquinas e equipamentos, que durante a pandemia Covid 19 desafiou os trabalhadores a pensar num equipamento que a empresa pudesse fabricar e que respondesse às necessidades do momento, o que resultou na criação de uma máquina de desinfeção, a Alcoolmatic, que pode ser instalada em espaços públicos e que dispensa a intervenção humana. São ainda referidos os casos da metalúrgica ArcelorMittal, que passou a recolher a opinião de vários stakeholders para avaliar a empresa e resolver falhas, e da Three D. Metals, que envolve os trabalhadores em decisões como a aquisição de equipamentos para melhorar a produtividade, e atribui bónus associados aos lucros.
No digest dedicado ao blended marketing é apresentado o conceito de blended marketing, que agrega quer as ferramentas digitais de marketing quer as mais tradicionais, e é analisado o impacto que esta conjugação pode ter nas empresas de metalomecânica, cujo negócio se realiza sobretudo entre empresas (B2B). É também realçada a importância de conhecer com profundidade as ferramentas digitais e medir o resultado das campanhas, tendo em conta que os clientes e consumidores procuram interagir cada vez mais com as empresas.
O exemplo da Walter Tosto, produtora de tanques metálicos para empresas vitivinícolas, destaca-se porque a empresa juntou à participação em feiras e eventos do setor uma presença na internet e nas redes sociais bastante criativa. Já na fabricante de equipamentos metálicos para a agricultura Valmont, a presença tradicional em feiras e eventos foi complementada com publicações frequentes nas redes sociais sobre temas relevantes para a empresa, tais como a sustentabilidade e a proteção ambiental.
Integrados no projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional, estes digests já estão disponíveis na área reservada às empresas do portal Portugal Exporta, a MY AICEP.
AICEP
Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.
AICEP
Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.
AICEP
As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.