Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
29 de Dezembro 2022

Componente humana e blended marketing: sucesso da metalomecânica

AICEP

Metal e metalomecânica

Qual o papel da componente humana no sucesso das empresas de metalomecânica? Como é que estas podem promover o seu negócio ao conciliar ferramentas de marketing online e offline? Estas questões, que correspondem a tendências que têm vindo a mudar o setor, são o tema de dois digests que a AICEP acaba de publicar na MY AICEP.

Em A Componente Humana na Indústria Metalomecânica é sublinhada a importância do fator humano e as implicações que este pode ter na gestão e no marketing das empresas do setor. É fundamental reter talentos e um grande envolvimento da componente humana nas operações industriais. Muitos trabalhadores destas empresas desempenham funções operacionais relacionadas com o fabrico de materiais metálicos, o que implica competências técnicas e uma gestão adequada que permita aumentar a produtividade.

Num estudo elaborado pela Hays junto de 9000 pessoas, o Guia do Mercado Laboral 2022, os trabalhadores do setor da metalomecânica surgem no topo da lista dos mais disponíveis para mudar de emprego – 79% dizem pretender fazê-lo –, e entre as razões apontadas encontram-se o salário (66%), as perspetivas de progressão na carreira (64%) e a procura de projetos mais alicientes (61%). Significa, portanto, que as empresas devem desenvolver estratégias de envolvimento das pessoas que passem por uma boa gestão de equipas e do tempo e uma comunicação e transferência de conhecimento eficaz.

É apresentado, como bom exemplo, o caso da empresa H.JDP, especializada no fabrico de máquinas e equipamentos, que durante a pandemia Covid 19 desafiou os trabalhadores a pensar num equipamento que a empresa pudesse fabricar e que respondesse às necessidades do momento, o que resultou na criação de uma máquina de desinfeção, a Alcoolmatic, que pode ser instalada em espaços públicos e que dispensa a intervenção humana. São ainda referidos os casos da metalúrgica ArcelorMittal, que passou a recolher a opinião de vários stakeholders para avaliar a empresa e resolver falhas, e da Three D. Metals, que envolve os trabalhadores em decisões como a aquisição de equipamentos para melhorar a produtividade, e atribui bónus associados aos lucros.

No digest dedicado ao blended marketing é apresentado o conceito de blended marketing, que agrega quer as ferramentas digitais de marketing quer as mais tradicionais, e é analisado o impacto que esta conjugação pode ter nas empresas de metalomecânica, cujo negócio se realiza sobretudo entre empresas (B2B). É também realçada a importância de conhecer com profundidade as ferramentas digitais e medir o resultado das campanhas, tendo em conta que os clientes e consumidores procuram interagir cada vez mais com as empresas.

O exemplo da Walter Tosto, produtora de tanques metálicos para empresas vitivinícolas, destaca-se porque a empresa juntou à participação em feiras e eventos do setor uma presença na internet e nas redes sociais bastante criativa. Já na fabricante de equipamentos metálicos para a agricultura Valmont, a presença tradicional em feiras e eventos foi complementada com publicações frequentes nas redes sociais sobre temas relevantes para a empresa, tais como a sustentabilidade e a proteção ambiental.

Integrados no projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional, estes digests já estão disponíveis na área reservada às empresas do portal Portugal Exporta, a MY AICEP.

Notícias AICEP

Os marketplaces B2B como ferramenta para a internacionalização

AICEP

Saiba como é que os marketplaces B2B podem alavancar a internacionalização da sua empresa.

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

Economia portuguesa impulsionada pelas exportações

AICEP

As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório