Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
21 de Agosto 2023

COMO OS PAÍSES SE TRANSFORMAM EM MARCAS

AICEP

A imagem que temos de um país é muitas vezes feita de simplificações e de estereótipos. Associamos a França ao luxo, o Brasil ao Carnaval, Portugal às praias ou ao fado. Mas como se transforma um país numa marca? E o que é uma nação senão uma comunidade imaginada?

Os lugares, todos os lugares – aqueles que visitamos ou que nos foram narrados – têm o condão de acionar imagens nas nossas mentes e provocar sentimentos. O mesmo é verdade no caso dos países, sobre os quais criamos entendimentos e aos quais associamos objetos e sensações, uma profusão de atividades mentais e emocionais que os académicos resumiram num só conceito: imagens-país.

As imagens-país que criamos são geralmente simplificações extremas da realidade e criamo-las de modo a podermos relacionar-nos com o mundo, sob pena de sucumbirmos perante a sua tamanha diversidade e complexidade. Mas a verdade é que as imagens-país que construímos estão fortemente imbuídas de preconceitos e estereótipos: tendemos a associar a França ao luxo, a Itália ao design, o Brasil ao Carnaval, a Etiópia à fome, embora a realidade seja mais complexa e todos estes países possuam, dentro de si, o contrário do que percecionamos. Na verdade, o que é um país senão um espaço de diversidade geocultural que, primeiro as elites e depois os povos, quiseram construir como uno? O que é uma nação senão uma comunidade imaginada?

Leia o artigo na íntegra.

POR LUÍSA GODINHO, DOUTORADA EM CIÊNCIA POLÍTICA PELA UNIVERSITÉ DE GENÈVE, INVESTIGADORA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

7 vantagens de vender na Amazon

AICEP

Conheça todas as vantagens de vender na Amazon e leve a sua empresa para novos mercados.

Loja virtual ou marketplace? Prós e contras de cada solução

AICEP

Antes de tomar decisões, conheça as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório