Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
22 de Fevereiro 2023

Cinco tendências de consumo em França em 2023

AICEP

França

A inflação galopante, a escassez de bens de primeira necessidade e a crescente preocupação com questões ambientais constituem os elementos fundamentais para a mudança estrutural nos modos de consumo dos franceses em 2023. De acordo com especialistas na área, este ano será marcado pela sobriedade e por uma maior abertura a produtos com uma efetiva utilidade, sem serem necessariamente novos. 

Para além disso, haverá uma maior preocupação em reduzir os custos no consumo e em preservar o ambiente. Globalmente, podemos antecipar as seguintes cinco grandes tendências de consumo:

1. Procura crescente pelo hard-discount: com salários estagnados e insuficientes para fazerem face ao aumento dos preços, o hard-discount tem tendência a tornar-se cada vez mais populares. Em 2022, o tráfego nas lojas de descontos de massa aumentou 24 por cento em relação a 2021, com mais 1,2 milhões de compradores.

2. Forte aposta nas marcas próprias/ marcas brancas: supermercados como o Intermarché, E-Leclerc ou o Carrefour continuarão a apostar nas suas marcas próprias, mostrando aos seus clientes opções mais baratas que suprimam as mesmas necessidades.

3. Preferência por produtos em segunda mão: se no ano passado esta preferência ganhou um lugar de destaque nas tendências de consumo, este ano voltará a consolidar-se. Segundo o estudo Profil2023 da Sofinco e do Instituto da Casa ( IPEA), atualmente, por exemplo, quando um artigo mobiliário apresenta algum problema, 60 por cento das famílias consertam-no por conta própria e apenas 20% decide comprar um novo.

4. Descoberta do leasing: várias marcas, tais como a Leroy Merlin e a Camif, estão a apostar neste novo conceito que consiste no aluguer de ferramentas/ produtos em vez da venda definitiva.

5. Reforço das comodidades em casa: com a estabilização e implementação generalizada do teletrabalho, induzido pelo covid-19, os franceses continuarão s apostar em móveis e ferramentas que lhes permitam manter o máximo conforto em suas casas. Esta tendência inclui também uma procura crescente por cadeias de distribuição e entrega ao domicílio.

Esta mudança de hábitos de consumo poderá representar uma oportunidade para as empresas portuguesas, que podem destacar-se oferecendo produtos e serviços que respondam às novas tendências dominantes. As PME que se foquem em oferecer produtos sustentáveis e personalizados poderão ter sucesso ao conquistar a confiança e a lealdade dos consumidores preocupados com toda esta nova panóplia de questões.

Notícias AICEP

Países Baixos: economia estável no radar das empresas

AICEP

Os Países Baixos possuem uma das economias mais abertas do mundo.

  • Holanda
  • Multisetor

Peru: Concurso Público para construção da Ponte Tarata

AICEP

Foram anunciados os concursos públicos para a obra “Construção da ponte Tarata”, no Peru.

  • Peru
  • Multisetor

Como começar a exportar passo a passo

AICEP

Quer começar a exportar, mas não sabe por onde começar? Este artigo é para si.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório