Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
27 de Agosto 2020

Chile e Equador assinam Tratado de Livre Comércio

AICEP

Multimercado

Este acordo reforça o posicionamento competitivo do Chile enquanto mercado plataforma na região e reforça a segurança jurídica para investidores e operadores do comércio internacional estabelecidos neste mercado. O Equador, por seu lado, consolida as aspirações no que diz respeito à adesão à Aliança do Pacifico.

O Acordo de Integração acontece após seis reuniões técnicas e quatro rondas de negociações ao nível de Negociadores Chefes de ambos países, realizadas entre junho de 2019 e fevereiro deste ano.

Trata-se de um acordo de “nova geração” (complementa o ACE nº32 de 1994), mais abrangente, incorporando novos capítulos com destaque para as Telecomunicações, Comércio Eletrónico, Meio Ambiente, Boas Praticas Regulatórias, Acesso a mercado para PMEs, Legislação Laboral e Contratação Pública.

Com a entrada em vigor do tratado, as empresas estabelecidas no Chile terão um acesso em condições de igualdade ao mercado de compras públicas equatoriano. Será igualmente facilitada a operação de empresas de comércio eletrónico e fornecedores de produtos e serviços digitais com base no Chile.

Este novo cenário reforça a atratividade do Chile enquanto mercado plataforma na região, melhorando a competitividade do posicionamento das empresas instaladas no mercado, tanto exportadores diretos como indiretos, interessadas em explorar mercados terceiros.

Campo Obrigatório