Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
26 de Julho 2022

CERTIF e CARES estabelecem acordo para atribuir marcação UKCA

AICEP

Reino Unido
Materiais de construção

A CERTIF, líder em Portugal na certificação de produtos e na marcação CE para produtos de construção, estabeleceu um acordo com o CARES, organismo britânico líder mundial na certificação de aços para construção, com vista à atribuição da marcação UKCA. Em consequência do BREXIT, a marcação UKCA vai substituir a marcação CE no Reino Unido e será indispensável à circulação de produtos naquele espaço económico.

O período de transição termina no final do ano e a partir de 1 de janeiro de 2023 deixará de ser reconhecida a marcação CE e apenas produtos com a marcação UKCA poderão entrar.

O acordo entre o CARES e a CERTIF sucede a outro já anteriormente assinado com o BBA, sendo estabelecido para alargar o âmbito dos produtos que poderão aceder à marcação UKCA. Estes acordos permitem que um cliente da CERTIF que tenha já a marcação CE e pretenda exportar para o Reino Unido possa aceder mais facilmente à marcação UKCA, obrigatória para os produtos da construção constantes da respetiva lista, semelhante à do Regulamento dos Produtos da Construção.

Nos termos dos acordos, as auditorias realizadas pela CERTIF são aceites pelo CARES e BBA, havendo apenas a pagar custos relativos ao acompanhamento e análise da documentação técnica.

Embora o Reino Unido produza a maioria dos produtos de construção que utiliza, dados de 2017 mostravam que 60 por cento dos produtos importados eram provenientes da União Europeia. 

Notícias AICEP

AICEP: 15 anos a fazer Crescer as Exportações

AICEP

A AICEP celebra 15 anos de atividade. Uma década e meia a mexer o ponteiro da economia nacional.

Inovação portuguesa conquista mercado da automação industrial

AICEP

Introsys é uma empresa portuguesa com projetos implementados em 16 países.

Amazon vai abrir loja online para a Bélgica

AICEP

Nova loja cria oportunidade para empresas portuguesas venderem online para o mercado belga.

  • Amazon

Partilhe esta página

Campo Obrigatório