Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
26 de Julho 2022

CERTIF e CARES estabelecem acordo para atribuir marcação UKCA

AICEP

Reino Unido
Materiais de construção

A CERTIF, líder em Portugal na certificação de produtos e na marcação CE para produtos de construção, estabeleceu um acordo com o CARES, organismo britânico líder mundial na certificação de aços para construção, com vista à atribuição da marcação UKCA. Em consequência do BREXIT, a marcação UKCA vai substituir a marcação CE no Reino Unido e será indispensável à circulação de produtos naquele espaço económico.

O período de transição termina no final do ano e a partir de 1 de janeiro de 2023 deixará de ser reconhecida a marcação CE e apenas produtos com a marcação UKCA poderão entrar.

O acordo entre o CARES e a CERTIF sucede a outro já anteriormente assinado com o BBA, sendo estabelecido para alargar o âmbito dos produtos que poderão aceder à marcação UKCA. Estes acordos permitem que um cliente da CERTIF que tenha já a marcação CE e pretenda exportar para o Reino Unido possa aceder mais facilmente à marcação UKCA, obrigatória para os produtos da construção constantes da respetiva lista, semelhante à do Regulamento dos Produtos da Construção.

Nos termos dos acordos, as auditorias realizadas pela CERTIF são aceites pelo CARES e BBA, havendo apenas a pagar custos relativos ao acompanhamento e análise da documentação técnica.

Embora o Reino Unido produza a maioria dos produtos de construção que utiliza, dados de 2017 mostravam que 60 por cento dos produtos importados eram provenientes da União Europeia. 

Notícias AICEP

Europeus gastam mais de 340 euros por mês no e-commerce

AICEP

Maioria dos europeus faz várias compras e pagamentos online por semana.

Vender na China: como chegar ao maior mercado de e-commerce do…

AICEP

Conheça os marketplaces mais apetecíveis e as razões pelas quais deve ponderar vender na China.

Cortiça portuguesa entra nos novos 100% elétricos Renault

AICEP

Cortiça nos materiais escolhidos para aumentar durabilidade e sustentabilidade dos automóveis.

  • Componentes auto

Partilhe esta página

Campo Obrigatório