Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
16 de Março 2022

CEiiA exibe o seu ASV em Londres

AICEP

Multimercado
Defesa

Foi apresentado no rio Tamisa, em Londres, o veículo autónomo de superfície ORCA, desenvolvido em Portugal de raiz pelo CEiiA para utilizações como cartografia, monitorização ambiental, vigilância e missões de segurança e defesa marítima, com recolha de dados e controlo de perímetros portuários e estruturas subaquáticas (oleodutos e gasodutos, návios naufragados, submarinos ou minas).

É esta, aliás, uma das valências do ORCA que maior atenção está a receber por parte dos visitantes da Oi - Oceanlogy International 2022, o maior evento mundial dedicado ao setor do mar, que decorre até quinta-feira na capital britânica e onde o CEiiA participa. 

Com a demonstração de hoje – que se repete amanhã e quinta-feira –, esta foi a primeira vez que Portugal colocou no rio Tamisa um ASV, demonstrando as potencialidades da tecnologia nacional e a mais recente geração de sistemas robóticos para o oceano que o CEiiA tem vindo a desenvolver e a operar. Este sistema já foi, aliás, testado num exercício militar de Sistemas Marítimos Não Tripulados: REP MUS 2021, co-organizado pela Marinha Portuguesa, o Centro da Organização de Ciência e Tecnologia da NATO para a Investigação e Experimentação Marítima (NATO STO CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI). 

O ORCA dispõe, ainda, de uma área de payload desenhada para servir como plataforma multifunções, podendo adaptar-se rapidamente a diferentes cenários e missões, suportando alguns dos sensores batimétricos mais avançado do mercado (SEABAT T50-P ou Imagenex DT101Xi), sendo capaz de integrar outros equipamentos até 100kg de peso máximo. A par disto, o sistema robótico do ORCA oferece um conjunto de serviços para múltiplas aplicações como batimetria, amostragem de parâmetros da água, missões cooperativas com outros veículos e inspeções. No seu desenvolvimento foi integrada a capacidade de conectividade que pode enviar dados para o Data Center do CEiiA, onde podem ser processadas outras camadas de informação de acordo com as necessidades de cada utilizador. 

Além do exercício promovido pela Marinha Portuguesa e a NATO, já foram realizados testes de batimetria (Porto de Aveiro e Porto de Leixões, em Portugal) em colaboração com o IPMA, o IH e a IIC Technologies (empresa especializada em serviços de cartografia marinha), e mostrou que pode fornecer dados específicos com precisão, que pode obter conformidade com Standard S-44 da IHO (Organização Hidrográfica Internacional). 

A par das demonstrações diárias do ORCA, o CEiiA também está em destaque no interior do ExCEL London, onde decorre a Oi – Ocealonogy International 2022, como um dos expositores do evento. Em destaque está a família de produtos MAANTA, um sistema único de marcação não-invasiva, mapeamento e monitorização de animais marinhos. Estas marcas não-invasivas têm como principais características a durabilidade, a confiabilidade e precisão, a possibilidade de recuperação e reutilização e o acesso fácil a dados. 

As marcas não-invasivas MAANTA já foram utilizadas por equipas de investigadores de Portugal, Hawai, Arábia Saudita, Equador e Escócia para seguir diferentes espécies: mantas, tubarões-azul, tubarões- frade, tubarões-martelo, baleias, entre outros. Os produtos do CEiiA já mergulharam nas águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e têm, entre outros, clientes como a BBC, que utiliza as MAANTA para recolha de imagens para o programa documental “Animals with Cameras”. 

Notícias AICEP

Exportações de mobiliário superam níveis pré-pandemia

AICEP

Exportações de mobiliário sobem 6 por cento no 1º trimestre de 2022 para 500 milhões de euros.

  • Multisetor

BRESIMAR MARCA PRESENÇA NA HANNOVER MESSE 2022

AICEP

Grupo BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022.

  • Multisetor

Blue Talk Havana aproximou especialistas e empresas

AICEP

O evento realizou-se com sucesso e aproximou especialistas e empresas de ambos os países.

  • Multimercado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório