Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
05 de Dezembro 2022

Candidaturas abertas para financiamento ao setor Livro e Edição

AICEP

Multisetor

Europa Criativa – programa europeu de apoio ao sector cultural, criativo e audiovisual, abriu oportunidades de financiamento específicas para o sector do livro e edição.

Por ocasião da ronda de convocatórias 2023, o Desk Europa Criativa está a organizar sessões de esclarecimento e workshops com o objetivo de comunicar as características das convocatórias e apoiar os potenciais candidatos no processo de candidatura.

Entre estas iniciativas, contam-se um breve mapeamento das linhas de financiamento que o programa consagra para o sector do livro e edição, com ênfase para o Culture Moves Europe e Projectos de Cooperação Europeia, concursos atualmente a decorrer, e a apresentação com maior detalhe da linha de financiamento “Circulação de Obras Literárias Europeias”, que fornece apoio financeiro para traduzir, publicar e distribuir obras de ficção de e para as línguas elegíveis.

A este segundo apoio, cujas candidaturas decorrem até 21 de fevereiro de 2023, os candidatos deverão propor um pacote mínimo de 5 obras de ficção (romances, contos, teatro, peças de rádio, poesia, banda desenhada, literatura para jovens adultos, etc.), sendo que são elegíveis obras em papel e em formato digital (e-books e audiobooks). Podem candidatar-se as organizações ativas no sector editorial e do livro (editoras, festivais de literatura, feiras do livro, bibliotecas, livrarias, etc.).

Nas iniciativas do Desk Europa Criativa serão assinaladas as várias alterações introduzidas para tornar esta convocatória mais acessível, tais como a possibilidade de concorrer em conjunto com outras editoras e/ou entidades ativas do sector, a ausência de relatórios financeiros e o reforço no apoio à comercialização e distribuição.

As sessões de esclarecimento decorrem no dia 6 de dezembro (online) e 16 de dezembro em Lisboa. O workshop prático de apoio ao preenchimento de candidaturas terá lugar no dia 16 de janeiro.

Como representação portuguesa do programa, o Desk Europa Criativa disponibiliza apoio permanente no processo de candidatura. Para mais informação, as entidades interessadas poderão contactar: sara.machado@europacriativa.eu e/ou +351 21 3230896.

Notícias AICEP

Concurso para manutenção de estradas na Noruega

AICEP

Noruega anuncia o concurso público para a manutenção de estradas em Møre e Romsdal.

  • Noruega
  • Construção civil

UNESCO-Aschberg - Apoio a artistas e profissionais da cultura

AICEP

Apresentação de projetos sobre Liberdade Artística e Promoção de Profissionais da Cultura.

  • Multisetor

Moda portuguesa marca presença na MOMAD Metropolis

AICEP

Marcas portuguesas participam novamente na edição da MOMAD, a realizar-se em Madrid.

  • Espanha
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório