Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
03 de Fevereiro 2022

Campus da 25 ª Edição do INOV Contacto

AICEP

A 24 de janeiro 2022 a 25ª edição do programa INOV Contacto teve início com a abertura do Campus Conhecimento.

Este decorreu, pela primeira vez, em formato híbrido, a partir do Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa. Nos dias 24 e 25 os trabalhos decorreram online e dia 26 de janeiro de forma presencial. 

O objetivo desta formação consistiu na transmissão de conhecimentos e competências sobre o mundo atual considerados úteis e pertinentes para os jovens selecionados, tanto durante o estágio, como ao longo da sua vida pessoal e profissional.

O momento que vivemos suscita reflexões e reposicionamentos. A pandemia tem tido impactos fundamentais sobre a realidade e as nossas perceções relativamente ao que nos envolve. A ciência e a tecnologia têm permitido uma adaptação rápida e flexível aos enormes desafios surgidos. É tempo de renovação e o INOV Contacto, mais uma vez, está atento.

Nesse sentido, durante o Campus vários especialistas, alguns dos quais integraram outras edições do INOV Contacto, partilharam reflexões sobre a mobilidade profissional, a reativação do turismo e os novos desafios de Portugal e da Europa no mundo.

Sendo a sustentabilidade um tema chave, os estagiários do C25 elaboraram trabalhos de equipa online sobre a vida na água versando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 das Nações Unidas - proteção da vida marinha, tendo cada grupo produzido um vídeo que foi posteriormente avaliado.

Ainda nessa linha, houve apresentações, palestras, workshops e encontros sobre empreendedorismo global, o papel das marcas com impacto social, inovação, comunicação, preservação do oceano e posicionamento de Portugal na nova economia do mar. Durante um workshop de Design Thinking os estagiários aplicaram as ferramentas adquiridas a casos particulares. Tiveram ainda uma sessão de formação sobre metodologias de Análise de Consciência Intercultural.

Foi possível realizar uma visita virtual ao Pavilhão de Portugal na Expo Dubai, que incluiu uma conversa com a equipa responsável e um praticar um momento de mindfulness antes de serem divulgados os destinos e entidades de acolhimento dos estagiários.

A revelação dos países e organizações de estágio constituiu um momento muito emotivo e intenso. Na maior parte dos casos a incerteza deu lugar à surpresa, ao entusiasmo e ao festejo, no sonho e antecipação desta experiência internacional na qual os C25 estarão envolvidos até agosto.

Notícias AICEP

Exportações de mobiliário superam níveis pré-pandemia

AICEP

Exportações de mobiliário sobem 6 por cento no 1º trimestre de 2022 para 500 milhões de euros.

  • Multisetor

BRESIMAR MARCA PRESENÇA NA HANNOVER MESSE 2022

AICEP

Grupo BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022.

  • Multisetor

Blue Talk Havana aproximou especialistas e empresas

AICEP

O evento realizou-se com sucesso e aproximou especialistas e empresas de ambos os países.

  • Multimercado

Partilhe esta página

Campo Obrigatório