Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
06 de Agosto 2021

Campanha de Portugal em Marrocos

AICEP

Marrocos
Ambiente e energia

Marrocos é um dos líderes africanos e mundiais da transição energética. Para além do desenvolvimento da produção nacional de electricidade, a partir de energias renováveis, a produção de biomassa, biogás ou de hidrogénio verde, assim como a melhoria da eficiência energética, sobretudo na indústria, construção, transportes e Administração Pública, são grandes apostas de Marrocos para os próximos decénios, correspondendo às próprias ambições do “Pacto Verde para a Europa”.

Também a regulação da energia em Marrocos e a criação, em maio do corrente ano, da Autoridade Nacional de Regulação da Eletricidade – ANRE, sobretudo com a missão de fixar a tarifa de acesso dos operadores do mercado livre à rede, assim como a abertura progressiva do setor eléctrico ao mercado internacional, nomeadamente às energias renováveis, emerge como um potencial fator de interesse para as empresas portuguesas.

Por sua vez, o Novo Modelo de Desenvolvimento Sustentável para Marrocos inclui o desenvolvimento de “smart cities” e de grandes projectos de “mobilidade eléctrica”, visando dar resposta às necessidades de gestão das cidades, tornando-as inteligentes, mais verdes e sustentáveis.

É neste contexto que a AICEP está a preparar uma Campanha de Portugal em Marrocos, sob energias renováveis, mobilidade elétrica e smart cities, que contará com a presença de um membro do governo português, levar a efeito  entre os dias 22 e 24 de novembro de 2021, em Casablanca.

Esta iniciativa, destinada a empresas, associações, academia e demais organizações, visa aumentar a visibilidade de Portugal no mercado, ainda pouco conhecido, dar a conhecer a oferta portuguesa em matéria de Energias Renováveis (Biogás, Biomassa e Hidrogénio), Eficiência Energética; e Smart Cities/Mobilidade Elétrica; identificar potenciais oportunidades de negócio,  bem como realizar parcerias estratégicas com os principais players marroquinos

A mesma será constituída pelos seguintes eventos:

- Seminário “Portugal-Maroc: un partenariat vers un future vert et technologique » da responsabilidade da AICEP, em parceria com a CGEM – Confédération Générale des Entreprises du Maroc; Fédération de l’Énergie  du Maroc; FENELEC – Fédération Nationale de l'Electricité, de l'Electronique et des Energies Renouvelables ; Ministère de l’Énergie, des Mines et de l’Environement; Ministère de l’Industrie, du Commerce, de l’Économie Verte et Numérique ; entre outros.

- Missão empresarial dedicada aos setores atrás mencionados, cujas reuniões b2b serão agendadas em função do perfil de cada participante.

- Mesas redondas/workshops temáticos no domínio da Eficiência Energética e das Smart Cities, com a participação de associações setoriais, empresas, academia e demais instituições, portuguesas e marroquinas, com o objectivo de aprofundar o conhecimento do “estado-da-arte” dos sectores no mercado, formular parcerias e identificar oportunidades de negócio. A realização destas acções dependerá da adesão dos participantes às mesmas.

- Participação nas feiras elec expo, EneR Event & Tronica Expo (realização simultânea), promovidas pela FENELEC, entre 24 e 27 de novembro, sendo Portugal o “país convidado”. A AICEP participará através de um stand informativo.

Para empresas e demais entidades interessadas em participar com stand próprio, o custo por m2 é de 1.400 DH + 20% IVA, o que inclui stand modelar alcatifado, uma mesa, 3 cadeiras e uma tomada de eletricidade. Para informação adicional sobre a feira, consultar em  https://elecexpo.ma.

As empresas participantes da missão empresarial que não optem por presença física nas feiras, poderão visitar as mesmas para eventuais contactos com os respectivos expositores.

A participação no conjunto de iniciativas integrantes da Campanha de Portugal em Marrocos  não têm qualquer custo para as empresas, excetuando as despesas individuais inerentes à respectiva deslocação e estada no mercado, assim como a eventual presença física nas feiras.

Em face do atrás enunciado, convidam-se as empresas portuguesas com interesse em entrar ou expandir os seus negócios com Marrocos, das áreas das energias renováveis, smart cities e mobilidade eléctrica, a participar ativamente nesta iniciativa.

Para o efeito, sugerimos um contacto direto com a AICEP, através do seu Gestor de Cliente, o qual poderá facultar informação pormenorizada sobre formas possíveis de participação na Campanha de Portugal em Marrocos.

Notícias AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento

AICEP

Exportações portuguesas registam crescimento nos primeiros sete meses do ano.

Pavilhão de Portugal pronto para inauguração da Expo 2020 Dubai

AICEP

Pavilhão de Portugal está pronto para a inauguração da Expo 2020 Dubai de dia 1 de outubro.

  • Multimercado

Acordo entre El Corte Inglés e AICEP promove marcas portuguesas

AICEP

El Corte Inglés e AICEP firmam acordo para promover marcas portuguesas nos canais online.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório