Entrevista a Margarida Couto - presidente do GRACE
AICEP
“A forma como as empresas olham para a sustentabilidade está finalmente a mudar”.
AICEP
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 2018 e 2022, as exportações portuguesas de Café para a Polónia cresceram 83,7 por cento, um valor muito acima da média do setor. O estudo setorial da AICEP mapeia as oportunidades e novas abordagens para a oferta nacional de café no mercado polaco.
O valor atual do mercado de Café na Polónia é de cerca de 1,54 mil milhões de euros, dos quais cerca de 880 milhões de euros correspondem ao consumo de café em casa. Não obstante, cerca de 660 milhões de euros estão relacionados com o consumo de café fora de casa.
Sendo a Polónia o 11º importador mundial de Café, em 2022, com um total de importações de 1.266 milhões de USD, o estudo setorial da AICEP visa dar às empresas portuguesas uma visão geral do mercado e das suas especificidades. Adicionalmente, o estudo analisando os vários segmentos e aponta as oportunidades e novas abordagens para a oferta nacional de café na Polónia.
Consulte o estudo setorial “Café na Polónia”.
Com uma população estimada em 39,9 milhões de habitantes e um PIB per capita de 17 270 USD (dados da EIU - 2022), a Polónia é a segunda maior economia da Europa da Leste, depois da Rússia. Dada a sua localização central na Europa, o país constitui uma importante plataforma para outros mercados da região, nomeadamente a Alemanha.
Assente numa indústria que caminha para a transição energética e digital, a Polónia reúne um elevado potencial de crescimento e de atração de IDE, em particular para a energia eólica, I&D e automações digitais. A sua atividade económica é bastante diversificada, com o setor dos serviços a representar cerca 66% do PIB e a empregar 59% da população.
AICEP
“A forma como as empresas olham para a sustentabilidade está finalmente a mudar”.
AICEP
Saiba quais os fatores-chave que deve assegurar para criar uma loja online.
AICEP
Conheça os marketplaces mais apetecíveis e as razões pelas quais deve ponderar vender na China.