Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
18 de Outubro 2023

Cabo Verde: Energia solar em infraestruturas costeiras

AICEP

Cabo Verde
Multisetor

O Governo cabo-verdiano abriu concurso de manifestação de interesse para a elaboração de um estudo de viabilidade de oportunidades de soluções de energia solar em determinadas infraestruturas costeiras em Cabo Verde. A data-limite da candidatura é 31 de outubro de 2023.

O concurso lançado pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) do Governo de Cabo Verde, e financiado pelo Banco Mundial no âmbito do projeto “Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul”, e destina-se a empresas de consultoria com experiência na prestação de serviços em Cabo Verde ou em contextos semelhantes.

O estudo permitirá analisar a viabilidade das oportunidades de energia solar e de eficiência energética em determinadas infraestruturas costeiras de Cabo Verde. Através deste estudo, serão identificadas oportunidades de poupança de energia, avaliando as necessidades energéticas específicas e propondo soluções solares sustentáveis.

Paralelamente, o estudo visa avaliar modelos comerciais sustentáveis para a energia solar nos telhados e a refrigeração por energia solar. Isto inclui a avaliação do mercado de energia solar e de arrefecimento em telhados, a procura potencial e o panorama dos fornecedores de aparelhos energeticamente eficientes, a tecnologia, a política, a criação institucional e os incentivos ao financiamento.

Caso seja viável, a empresa selecionada no concurso poderá preparar o projeto e as especificações pormenorizadas dos sistemas de microprodução para cada local, incluindo estimativas de custos.

A empresa ficará também responsável pela análise ambiental e social das soluções propostas e recomendações de estudos e ações adicionais para avaliar e mitigar os impactos previstos.

O projeto apoia as estratégias nacionais de Cabo Verde, nomeadamente os planos de turismo e de ordenamento costeiro, o plano operacional de turismo, o Plano Nacional de Investimento para a Economia Azul (PNIEA). Estes têm vista ao fomento de um ambiente propício a investimentos diversificados para promover o turismo sustentável, assim como a conservação dos recursos naturais e do património cultural.

As empresas interessadas poderão candidatar-se até dia 31 de outubro.

Saiba mais sobre o concurso.

Notícias AICEP

Vender online para França: o que deve saber

AICEP

Vender online para França é uma boa oportunidade de internacionalização. Conheça o mercado.

Quando fazemos o seu projeto de internacionalização online?

AICEP

Este é o momento para criar ou reforçar o projeto de internacionalização online da sua empresa.

Como vender no eBay: vantagens, custos e guia de procedimentos

AICEP

Saiba como funciona e quais as vantagens de vender no eBay.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório