Entrevista a Margarida Couto - presidente do GRACE
AICEP
“A forma como as empresas olham para a sustentabilidade está finalmente a mudar”.
AICEP
O Governo cabo-verdiano abriu concurso de manifestação de interesse para a elaboração de um estudo de viabilidade de oportunidades de soluções de energia solar em determinadas infraestruturas costeiras em Cabo Verde. A data-limite da candidatura é 31 de outubro de 2023.
O concurso lançado pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) do Governo de Cabo Verde, e financiado pelo Banco Mundial no âmbito do projeto “Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul”, e destina-se a empresas de consultoria com experiência na prestação de serviços em Cabo Verde ou em contextos semelhantes.
O estudo permitirá analisar a viabilidade das oportunidades de energia solar e de eficiência energética em determinadas infraestruturas costeiras de Cabo Verde. Através deste estudo, serão identificadas oportunidades de poupança de energia, avaliando as necessidades energéticas específicas e propondo soluções solares sustentáveis.
Paralelamente, o estudo visa avaliar modelos comerciais sustentáveis para a energia solar nos telhados e a refrigeração por energia solar. Isto inclui a avaliação do mercado de energia solar e de arrefecimento em telhados, a procura potencial e o panorama dos fornecedores de aparelhos energeticamente eficientes, a tecnologia, a política, a criação institucional e os incentivos ao financiamento.
Caso seja viável, a empresa selecionada no concurso poderá preparar o projeto e as especificações pormenorizadas dos sistemas de microprodução para cada local, incluindo estimativas de custos.
A empresa ficará também responsável pela análise ambiental e social das soluções propostas e recomendações de estudos e ações adicionais para avaliar e mitigar os impactos previstos.
O projeto apoia as estratégias nacionais de Cabo Verde, nomeadamente os planos de turismo e de ordenamento costeiro, o plano operacional de turismo, o Plano Nacional de Investimento para a Economia Azul (PNIEA). Estes têm vista ao fomento de um ambiente propício a investimentos diversificados para promover o turismo sustentável, assim como a conservação dos recursos naturais e do património cultural.
As empresas interessadas poderão candidatar-se até dia 31 de outubro.
AICEP
“A forma como as empresas olham para a sustentabilidade está finalmente a mudar”.
AICEP
Saiba quais os fatores-chave que deve assegurar para criar uma loja online.
AICEP
Conheça os marketplaces mais apetecíveis e as razões pelas quais deve ponderar vender na China.