Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
16 de Outubro 2023
Benelux destaca-se nas boas práticas ESG

Revista Portugalglobal - outubro 2023

Os Países Baixos revelam preocupações ambientais acima da média da União Europeia e muitas empresas já de destacam na adoção de critérios ESG. As empresas belgas também apresentam uma elevada maturidade nas temáticas de sustentabilidade, muitas delas indo além das medidas regulamentares exigidas. Já o Luxemburgo foi o primeiro país europeu a cumprir plenamente as recomendações da taxonomia europeia para o financiamento verde.

Destacados em rankings e indicadores internacionais de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (RSC), os mercados do Benelux apresentam exemplos de boas práticas e oportunidades para as empresas portuguesas.

Os mercados do Benelux – Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo – têm tido uma posição preponderante na adoção de estratégias, programas e iniciativas ESG (Ambiente, Social e Governança), envolvendo empresas, associações empresariais, clusters, polos de competitividade, instituições de interface universidade-empresa, universidades, entre outras. Esta região, conhecida pela sua sólida base económica empresarial e pelo compromisso com a sustentabilidade, tem adotado estratégias empresariais e políticas governamentais que promovem a responsabilidade ambiental, a inclusão social e a transparência na gestão.

Se analisarmos alguns indicadores e rankings internacionais nestas áreas, constatamos a relevância internacional dos mercados do Benelux, seja ao nível do IMD World Competitiveness Ranking’ 2023 (5ª posição Países Baixos; 10ª posição Bélgica; 25ª posição Luxemburgo), do European Innovation Scoreboard’2023 (Bélgica e Países Baixos considerados como “Innovation Leaders” e o Luxemburgo como “Strong Innovator”), do Environmental Performance Index’2022 (6ª posição Luxemburgo; 11ª posição Países Baixos; 21ª posição Bélgica) ou do Social Progress Index’2022 (7ª posição Países Baixos; 14ª posição Luxemburgo; 16ª posição Bélgica).

Leia o artigo completo na edição de outubro da Revista Portugalglobal.

Notícias AICEP
Como prospetar e captar clientes estrangeiros?

AICEP

Saiba como a AICEP pode ajudar a sua empresa a captar clientes estrangeiros.

Crédito documentário: o que é e quais as suas vantagens?

AICEP

O crédito documentário funciona como uma garantia de pagamento no comércio internacional.

Cibersegurança no comércio eletrónico: guia de boas práticas

AICEP

Conheça algumas boas práticas de cibersegurança no comércio eletrónico.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório