Marketplace horizontal: o que é e quais as vantagens?
AICEP
Um marketplace horizontal tem vantagens e desafios. Mas será o mais adequado para a sua empresa?
AICEP
Revelando um elevado dinamismo ao longo dos últimos anos, o setor tecnológico e digital belga está avaliado em cerca de 129 mil milhões de euros, ocupando a 5.ª posição, a nível europeu, em termos de conetividade e integração digital.
Estima-se que o valor do ecossistema de startups na Bélgica represente um total de 59,5 mil milhões de dólares americanos (USD), contando com mais de 4000 startups e empregando cerca de 50 mil trabalhadores. Entre os setores de maior relevo estão os da FinTech, BioTech, MedTech, RetailTech, Mobilidade, Logística e CleanTech.
Espera-se que o ecossistema de startups/scaleups na Bélgica mantenha um dinamismo positivo, com oportunidades que devem estar no radar das empresas portuguesas, quer como plataforma de scaleup das empresas lusas, quer ao nível das oportunidades de cooperação empresarial com os diversos atores locais deste ecossistema de inovação e empreendedorismo.
O estudo elaborado pela AICEP, agora divulgado, sublinha a importância do papel dos hubs de inovação, associações empresariais e agências estatais para o crescimento da atratividade do país nos setores mais inovadores, assim como o número crescente de oportunidades que deverão ser consideradas pelas empresas portuguesas.
Consulte o estudo setorial “Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo na Bélgica”.
A Bélgica tem uma população de 11,7 milhões de habitantes com um elevado nível de rendimento, situando-se, em 2022, o PIB per capita em 49 977 USD (dados da EIU).
O país tem uma localização geográfica estratégica e uma base industrial e comercial diversificada. Trata-se de um mercado muito aberto ao exterior, com uma economia fortemente vocacionada para a exportação. Por outro lado, existe uma rede extremamente desenvolvida de infraestruturas de transportes e de telecomunicações.
AICEP
Um marketplace horizontal tem vantagens e desafios. Mas será o mais adequado para a sua empresa?
AICEP
O segundo cliente das exportações portuguesas cresce em vários setores.
AICEP
As exportações de bens e serviços registaram um aumento de 7,9 por cento.