Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
13 de Fevereiro 2023

Um ano desafiante para as empresas exportadoras

AICEP

Multisetor

Ancoradas na inovação tecnológica, na eficiência da produção, na investigação e desenvolvimento, na marca e no design, as empresas exportadoras de bens têm sido o motor da economia portuguesa, tendo, em 2022, alcançado valores recordes nas vendas ao exterior. Na edição de fevereiro, contamos com os testemunhos da AFIA, AIMMAP, APICCAPS, APIMA e PORTUGALFOODS.

A incerteza quanto à evolução da conjuntura socioeconómica traz desafios acrescidos às empresas, mas a sua resiliência e a aposta na continuidade das suas estratégias de expansão dão-lhes confiança para alcançar os seus objetivos.

Segundo José Couto, Presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), “o ano de 2023 continuará a ser muito desafiante: disrupções nas cadeias de abastecimento; escassez de semicondutores e outras matérias-primas; inflação dos custos - matérias-primas, energia, transporte.

Joaquim Carneiro, Presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), partilha as suas perspetivas de 2023 para a fileira Casa, afirmando que "há esperança neste cenário de incerteza. Os eventos e certames internacionais, de capital importância para a internacionalização das nossas empresas, foram retomados em pleno. Por isso, é fundamental continuar a afirmar os valores únicos da nossa Fileira, como o know-how e a tradição, mas igualmente a inovação, o arrojo e o design.

Leia todos os testemunhos na edição de fevereiro da Revista Portugalglobal.

Notícias AICEP

Como começar a exportar passo a passo

AICEP

Quer começar a exportar, mas não sabe por onde começar? Este artigo é para si.

Assistente virtual da Lusíadas Saúde ganha prémio europeu

AICEP

Prémios Europeus de Hospitais Privados distinguem assistente virtual da Lusíadas Saúde.

  • Multisetor

Vender na China: como chegar ao maior mercado de e-commerce do…

AICEP

Conheça os marketplaces mais apetecíveis e as razões pelas quais deve ponderar vender na China.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório