Países Baixos: economia estável no radar das empresas
AICEP
Os Países Baixos possuem uma das economias mais abertas do mundo.
- Holanda
- Multisetor
AICEP
Um ano após o Chanceler Olaf Scholz ter cunhado a expressão “Zeitenwende”, mudança dos tempos, focada nas políticas públicas de defesa e de política externa, torna-se agora mais claro que a Alemanha precisa de desenvolver uma visão económica adequada aos novos tempos.
O sentimento macroeconómico na Alemanha
Na Alemanha, o sentimento económico continua em sentido crescente. O índice do clima empresarial do ifo Institute – Instituto Leibniz para a Investigação Económica da Universidade de Munique – subiu para 93,6 pontos em abril, acima dos 93,3 pontos registados em março, e dos 91,1 pontos de fevereiro. Apesar de as empresas avaliarem a sua situação atual como moderada, esta é a sexta subida consecutiva registada pelo índice do clima empresarial, impulsionada pelas expectativas comerciais. A economia alemã, mesmo com as turbulências geoeconómicas registadas, está a estabilizar.
As empresas da indústria transformadora revelam otimismo em torno dos desenvolvimentos futuros, avaliando, no entanto, os seus atuais negócios como relativamente piores. A produção deverá aumentar nos próximos meses. A utilização da capacidade aumentou ligeiramente de 84,3 por cento para 84,5 por cento. Em termos setoriais, o clima empresarial ascendente sentido nos últimos meses no setor dos serviços chegou ao fim, devido à situação atual menos favorável. Quanto ao comércio este índice caiu também ligeiramente, estando agora as empresas menos satisfeitas. No retalho continua a haver reticências quanto às novas encomendas de mercadorias. Na construção o clima empresarial subiu.
Por Rui Boavista Marques, delegado da AICEP na Alemanha
AICEP
Os Países Baixos possuem uma das economias mais abertas do mundo.
AICEP
Foram anunciados os concursos públicos para a obra “Construção da ponte Tarata”, no Peru.
AICEP
Quer começar a exportar, mas não sabe por onde começar? Este artigo é para si.