Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
16 de Abril 2021

AJP Motos: Referência internacional em motos de todo-o-terreno

AICEP

Multisetor

A AJP Motos é atualmente o único fabricante nacional de motociclos, e dos poucos a nível europeu, que desenvolve, produz e comercializa motos vocacionadas para a prática do enduro-lazer e para deslocações em estrada.

Fundada em 1987 em Penafiel, onde ainda hoje mantém a sua sede, a AJP Motos iniciou a sua atividade como oficina para modificação de motos. Em 1990, apresentou o seu primeiro produto próprio, a ARIANA 125, equipada com um motor a dois tempos da Casal, empresa entretanto desaparecida.

As instalações produtivas da empresa estão situadas numa zona industrial da Lousada, ocupando uma área de cerca de dois mil m2, distribuídos por áreas administrativa, fabrico de componentes, armazém, linha de montagem e uma área dedicada ao desenvolvimento e prototipagem, onde os projetos dos novos modelos são desenvolvidos e testados.

Em 2009, a empresa recebeu um investimento da capital de risco Portugal Ventures, que visou dotar a empresa dos meios necessários para o desenvolvimento de um plano de relançamento e expansão da atividade, que permitisse à AJP Motos afirmar-se definitivamente no plano internacional como uma referência nas motos de todo-o-terreno.

De lá para cá, a empresa registou vendas em mais de 40 países, comercializando atualmente 20 diferentes versões de motos, com diferentes motorizações (dos 125cc aos 650cc) e equipamento.

A AJP Motos conta com uma forte presença comercial em Portugal, onde tem cerca de 30 concessionários, e nos principais mercados internacionais, como a Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Israel, Japão e Reino Unido, onde está representada através de importadores oficiais. As vendas para os mercados externos representam assim cerca de 75 por cento do volume de faturação da empresa.

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório