Exportações de mobiliário superam níveis pré-pandemia
AICEP
Exportações de mobiliário sobem 6 por cento no 1º trimestre de 2022 para 500 milhões de euros.
- Multisetor
AICEP
Milhares de milhões do orçamento da União Europeia (UE) são para suporte às empresas europeias e à sua internacionalização, dentro e fora do espaço europeu. Também aqui a AICEP é o seu parceiro para o apoiar a aceder e a aproveitar todas estas oportunidades.
Se é possível resumir, as oportunidades geradas pela UE são:
· Acesso a informação e ferramentas;
· Acesso a mercados - fornecimento de bens, serviços, obras e prestação de serviços como consultor/perito, através da resposta a concursos, licitações e calls;
· Acesso a financiamento e subvenções;
· Participação em atividades - missões, seminários, matchmaking, entre outros.
A União Europeia tem hoje um papel determinante na formulação de políticas e no apoio a desenvolvimento económico e social dos Estados-membros e de um conjunto de países com as quais mantém relações especiais de cooperação, através de um conjunto de programas e de instrumentos específicos. Se o acesso a algumas destas iniciativas pode ser efetuado junto das instituições nacionais pelos agentes económicos públicos e privados, outras requerem a apresentação de candidaturas diretamente junto das instituições europeias. Existe ainda a possibilidade de benefício indireto, através das entidades que implementam e gerem projetos e programas financiados pela UE.
A relevância da atuação da UE nestas áreas e a importância dos apoios financeiros disponibilizados reforça a importância do contacto com a UE. Milhares de entidades e empresas realizam regularmente missões (situação que se verificava no período antes da pandemia COVID-19 e que agora deverá ser retomada) ou estão hoje presentes em Bruxelas para a recolha de informação estratégica, para a representação e apoio à definição das estratégias e prioridades das instituições europeias, para a identificação dos melhores parceiros, plataformas e redes europeias de cooperação, para a identificação de oportunidades de negócio e para o acompanhamento direto e regular das várias candidaturas e projetos em que estão envolvidos. Na área específica do lobbying, Bruxelas é hoje, depois de Washington, a segunda cidade do mundo com mais preponderância neste tipo de atividades, estando, por exemplo, inscritos no Registo de Transparência do Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia e Comissão Europeia, em 28 de fevereiro de 2022, cerca de 13.599 “representantes de interesses” (organizações, associações, grupos e trabalhadores independentes).
Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.
Artigo escrito por Rui Paulo Almas, diretor da AICEP em Bruxelas, e Inês Jácome, da área das multilaterais de Lisboa da AICEP.
Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal.
AICEP
Exportações de mobiliário sobem 6 por cento no 1º trimestre de 2022 para 500 milhões de euros.
AICEP
Grupo BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022.
AICEP
O evento realizou-se com sucesso e aproximou especialistas e empresas de ambos os países.