Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
21 de Outubro 2020

AICEP lança estudo sobre setor Farmacêutico no México

AICEP

México
Farmacêutico

O estudo “Mercado de Farmacêutica no México” está disponível na MY AICEP e inclui análise do consumo, análise da concorrência local e internacional no mercado, canais de distribuição e regime regulamentar para importação de produtos farmacêuticos, entre outros temas de interesse para empresas do setor.

O México é o 24º maior importador mundial de produtos farmacêuticos. Em 2019, comprou ao exterior 4,3 mil milhões de euros, o que corresponde a 0,7 por cento das importações mundiais. A maioria das importações são de medicamentos embalados para venda a retalho: mais de 59 por cento do total ou 2,3 mil milhões de euros

A balança comercial do  setor  é  desfavorável  ao  país,  com  um  défice  de  2,7  mil  milhões  de  euros em 2019, o maior dos últimos cinco anos. Em  2019,  Portugal  foi  o  29º  fornecedor  do  mercado,  com  5,7  milhões  de  euros .

O mercado farmacêutico do México tem crescido de forma estável e prevê-se que a tendência se acentue. Com forte concorrência local, com o setor institucional  orientado  maioritariamente  por  um  critério  de  baixo  custo  e  ainda  com  alguns  entraves  a  nível  logístico  (mas  com  performance superior à média da América Latina) e uma débil proteção de propriedade intelectual, o México oferece, no entanto, oportunidades neste setor.

As caraterísticas demográficas e epidemiológicas do mercado, o investimento público no serviço de saúde do país, no rendimento per capita, na eficiência das cadeias de distribuição e na criação de condições propícias a atividades de I&D, a posição geográfica estratégica e as relações comerciais com as regiões a Norte e a Sul, são fatores de dinamização do mercado a que se somam a vasta presença de pontos de venda e a crescente importância dos canais virtuais. Não menos importante é a conclusão das negociações para a modernização do tratado comercial com a União Europeia, que facilita procedimentos e o acesso à contratação pública.

Conheça o mercado de Farmacêutica no México em detalhe e inicie ou reforce exportações para o país. Aceda ao estudo através da MY AICEP, nova área reservada AICEP para empresas em internacionalização.

Campo Obrigatório