Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
05 de Novembro 2020

Estudo de mercado sobre Marroquinaria em França

AICEP

França
Marroquinaria

O estudo "Mercado de Marroquinaria em França" está disponível na MY AICEP e inclui análise do consumo, análise da concorrência local e internacional no mercado, canais de distribuição e regime regulamentar para importação de Marroquinaria, entre outros temas de interesse para empresas do setor.

França é o terceiro importador mundial de produtos de marroquinaria e o primeiro europeu, só sendo superado pelos Estados Unidos da América e pelo Japão. Em 2019, França comprou ao exterior 4,3 mil milhões de euros destes artigos, o que corresponde a mais de seis por cento do total das importações mundiais. No contexto europeu, a dimensão do mercado francês de artigos de marroquinaria importados, ultrapassa em 20 por cento o valor do mercado alemão, em quase 30 por cento o do italiano e em 40 por cento o do britânico.

Entre 2015 e 2019, as importações de França de artigos de marroquinaria portugueses subiram de 13,8 milhões de euros para 38 milhões. Assim, Portugal passou de 19º fornecedor destes produtos a França para 12º (8º europeu), e mais do que duplicou a quota de mercado.

Este é um mercado determinante para as empresas portuguesas de artigos de marroquinaria: é o 2º cliente destes produtos portugueses e o destino de mais de ⅕ das exportações do setor.

As oportunidades no mercado de marroquinaria francês surgem no segmento de luxo. De todas as empresas francesas do setor apenas a Hermès concentra 100 por cento da produção em França. A melhor forma de apresentar as capacidades das empresas portuguesas na confeção de artigos de marroquinaria de primeira qualidade é a participação em feiras de confeção neste mercado. Para empresas com marca própria, dada a elevada concorrência em todos os segmentos, as oportunidades surgem no segmento alto. Os segmentos baixos são dominados por produção asiática e marcas de vestuário e calçado. O segmento de luxo é controlado por grandes grupos de luxo franceses, como a Hermès, LVMH ou Kering, que têm uma grande notoriedade no mercado francês. A apresentação de uma marca dirigida ao segmento alto poderá ser feita através da participação em feiras de marca própria, presença em lojas de marroquinaria multimarca ou em grandes armazéns franceses.

Conheça o mercado de Marroquinaria em França em detalhe e inicie ou reforce as exportações para o país. Pode aceder ao estudo no MY AICEP, nova área reservada da AICEP para empresas em internacionalização, registando-se aqui.

Campo Obrigatório