Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
04 de Novembro 2020

AICEP lança estudo de mercado sobre Azeite na Suécia

AICEP

Suécia
Azeite

O estudo "Mercado de Azeite na Suécia" está disponível na MY AICEP e inclui análise do consumo, análise da concorrência local e internacional no mercado, canais de distribuição e regime regulamentar para importação de Azeite, entre outros temas de interesse para empresas do setor.

A Suécia é o 23º importador mundial de azeite. Em 2019, comprou ao exterior 36,5 milhões de euros deste produto alimentar, o que corresponde a 0,6 por cento das importações mundiais.

Como resultado da contração das importações em 2019, cinco dos oito maiores fornecedores do mercado viram os seus valores reduzidos face ao ano anterior e Portugal não ficou imune a esta tendência. O mercado sueco de azeite é dominado por Itália, Espanha e Grécia, que asseguravam perto de 92 por cento do azeite importado pela Suécia em 2019. No mesmo ano, Portugal foi o 8º fornecedor, com uma quota de 0,6 por cento, correspondente a 235 mil euros.

O azeite virgem é o produto mais importado. Com 30,1 milhões de euros em 2019 foi responsável por 82,5 por cento das compras suecas de azeite ao exterior. Todavia, as importações do mercado estão a contrair-se nesta categoria desde 2017, enquanto no azeite refinado, embora com valores significativamente mais baixos, não deixaram de aumentar desde 2015. Assim, em 2019, a Suécia importou menos 1,9 milhões de euros de azeite virgem e mais 3,4 milhões de azeite refinado do que em 2014.

O azeite português ainda é relativamente desconhecido dos consumidores suecos e, na sua comercialização, tem vindo a privilegiar o pequeno retalho. O segmento de produtos biológicos, normalmente online, está em forte crescimento e gera novas oportunidades.

A grande diversidade de marcas de azeite competitivas no mercado obriga os produtores a apresentar propostas diferenciadoras em termos de qualidade e preço, incorporando valor ecológico, respeito pela natureza e preocupações de sustentabilidade.

Na abordagem ao mercado, é recomendada uma presença assídua, nomeadamente aquando da realização das feiras do setor alimentar, bem como a colaboração com os parceiros locais na realização de ações de promoção do produto, sendo aconselhável ter brochuras e páginas na web em inglês.

Conheça o mercado de Azeite na Suécia em detalhe e inicie ou reforce as exportações para o país. Pode aceder ao estudo no MY AICEP, nova área reservada da AICEP para empresas em internacionalização, registando-se aqui.

Campo Obrigatório