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Campo Obrigatório
05 de Novembro 2020

Estudo sobre Componentes para Automóveis na Polónia

AICEP

Polónia
Componentes auto

O estudo "Mercado de Componentes para Automóveis na Polónia" está disponível na MY AICEP e inclui análise do consumo, análise da concorrência local e internacional no mercado, canais de distribuição e regime regulamentar para importação de Componentes para Automóveis, entre outros temas de interesse para empresas do setor.

No quadro da pandemia, as perspetivas do setor da mobilidade elétrica são mais favoráveis do que as do setor automóvel tradicional na Polónia que, apesar de já ter retomado as operações, ainda não está a laborar em pleno.

O setor da mobilidade elétrica na Polónia mostrou ser mais resistente aos efeitos da COVID-19 do que o setor automóvel tradicional, onde a maioria das fábricas foram forçadas a parar a produção durante várias semanas ou até meses. Embora já tenham retomado as operações, estão a trabalhar de uma forma muito limitada, tudo apontando para a redução do número de postos de trabalho. Por outro lado, o setor de mobilidade elétrica apresenta perspetivas para a criação de novos postos de trabalho e mais investimentos.

A Polónia é, a par da Hungria, um dos países da Europa Central com maior captação e concentração de investimentos estrangeiros dos principais players internacionais na mobilidade elétrica, sobretudo na área de produção de baterias íon lítio e de outros componentes para carros elétricos.

Nos últimos cinco anos, investiram na Polónia vários players internacionais, a grande maioria de capital coreano, líderes mundiais na produção de baterias íon lítio, eletrólitos e outros componentes para veículos elétricos, que construíram fábricas novas e iniciaram ou estão a iniciar a produção.

A Polónia pretende, também, começar a produzir em série carros elétricos de marca polaca. Com este objetivo, em outubro de 2016, foi criada a sociedade ElectroMobility Poland SA, uma iniciativa de quatro empresas polacas líderes do setor energético, a PGE Polska Grupa Energetyczna SA, Energa SA, Enea SA e a Tauron Polska Energia SA. Os planos da ElectroMobility Poland assentam na cooperação permanente com empresas e unidades científicas e de investigação polacas e estrangeiras para o desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas avançadas na criação de um novo modelo de carro elétrico. A ElectroMobility Poland pretende construir uma fábrica na Polónia com capacidade para produzir 100 mil veículos ligeiros de passageiros elétricos por ano e criar uma rede inovadora de vendas e serviços.

A pandemia veio confrontar as empresas automóveis europeias com a sua dependência, sobretudo, de fornecedores asiáticos. Os produtores europeus procuram agora diversificar a cadeia de fornecedores para reduzir a dependência de um número muito reduzido ou de um único país e assegurar o fornecimento regional em caso de cenários de isolamento, o que se apresenta como uma oportunidade para os fornecedores portugueses de componentes automóveis.

Na Polónia, cerca de 80 por cento das peças e componentes fabricados para montagem de novos veículos provêm de produtores independentes e apenas 20 por cento são produzidos pelos fabricantes de automóveis. A instalação de fábricas automóveis das principais marcas mundiais no mercado levou a um desenvolvimento dinâmico de fornecedores de componentes. A Polónia é, atualmente, o centro europeu de produção avançada em peças e componentes para automóveis.

Conheça o mercado de Componentes para Automóveis na Polónia em detalhe e inicie ou reforce as exportações para o país. Pode aceder ao estudo no MY AICEP, nova área reservada da AICEP para empresas em internacionalização, registando-se aqui.

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