Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
20 de Julho 2022

AICEP e ISCTE analisam 50 tendências internacionais

AICEP

No âmbito do programa Tendências em Gestão e Marketing Internacional, a AICEP e o ISCTE estão a analisar 50 tendências transversais e setoriais de gestão e marketing internacional que estão a mudar o ambiente e as condições em que as empresas operam a nível internacional.

Estas análises, que ficam disponíveis na Informação de Mercado do Portugal Exporta, abrangem tendências transversais à gestão e marketing internacional de todas as empresas, mas também tendências específicas de dezenas de setores, desde o agroalimentar à saúde, passando pelas tecnologias de informação e comunicação, mar e floresta, materiais de construção, metalomecânica ou moda, entre outros.

As análises feitas pela AICEP e ISCTE incluem a apresentação do conceito base de cada tendência e das suas implicações no marketing e gestão internacional. Casos de sucesso de empresas e exemplos de aplicabilidade são destacados nestas análises, para que as empresas saibam como, na prática, reforçar a sua competitividade internacional com base nestas tendências.

As primeiras análises de tendências internacionais transversais já estão disponíveis e abrangem as áreas da Transformação Digital e Alianças e Parcerias na Internacionalização. A estas tendências vão juntar-se muitas outras, que abrangem várias áreas e setores e cuja análise será disponibilizada ao longo dos próximos meses.

Além da análise das 50 tendências transversais e setoriais, o programa Tendências em Gestão e Marketing Internacional da AICEP e FutureCast Lab do ISCTE prevê a realização de dez sessões online de capacitação empresarial em Marketing Internacional e Digital, que abragem temas como Modelos de Presença Internacional, Centralidade no Cliente para Mercados B2B, Criação e Gestão de Marca, Gestão Estratégica e Inovação Empresarial, Operacionalização de Marketing Digital, Gestão de Mercados Internacionais e Negociação, Marketing de Conteúdos, Princípios Fundamentais do E-Commerce e Presença em Feiras Internacionais.

Este programa junta o conhecimento da AICEP na área da internacionalização à investigação aplicada na área da gestão e do marketing, que tem vindo a ser desenvolvida pelo FutureCast Lab do ISCTE desde 2008. O principal objetivo é identificar as tendências internacionais mais marcantes que tornam as empresas mais competitivas, analisá-las e tornar esse conhecimento acessível aos principais responsáveis das empresas, para que possam integrá-las nas suas organizações e contribuir para o aumento do seu sucesso internacional.

No final do ano a AICEP e o ISCTE vão ainda realizar uma conferência para apresentar e discutir as conclusões do programa.

Notícias AICEP

AICEP: 15 anos a fazer Crescer as Exportações

AICEP

A AICEP celebra 15 anos de atividade. Uma década e meia a mexer o ponteiro da economia nacional.

Inovação portuguesa conquista mercado da automação industrial

AICEP

Introsys é uma empresa portuguesa com projetos implementados em 16 países.

Amazon vai abrir loja online para a Bélgica

AICEP

Nova loja cria oportunidade para empresas portuguesas venderem online para o mercado belga.

  • Amazon

Partilhe esta página

Campo Obrigatório