Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
16 de Julho 2021

AICEP apresenta novo Plano Estratégico

AICEP

Portugal

Promover a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar a sua atividade exportadora, captar e acompanhar projetos de investimento estruturantes, de origem nacional ou estrangeira, e promover a imagem de Portugal com iniciativas criadoras de valor para o país são os grandes eixos de atuação da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O Plano Estratégico da Agência (PEA) para o triénio 2020-2022 contém um conjunto alargado de medidas, dando continuidade a projetos e ações em desenvolvimento e elencando um número de novas medidas, consideradas estratégicas para melhor apoiar a economia e as empresas portuguesas numa conjuntura gerada por uma nova realidade, decorrente da crise pandémica, e que veio expor a necessidade de uma rápida adaptação a novos processos e produtos.

Portugal registou, nos últimos anos, uma evolução muito positiva quer em termos de exportações, que em 2019 representavam já 43,5 por cento do PIB, quer no que respeita à angariação pelo AICEP de novos investimentos no país, com valores recorde nos anos de 2018 e 2019 que ascenderam a perto de 1,2 mil milhões de euros. Uma evolução que se mantinha no primeiro trimestre de 2020, mas que sofreu um revés devido a crise pandémica COVID-19. Apesar da conjuntura adversa, as exportações estão a recuperar o seu nível de crescimento e o investimento mantém níveis elevados em termos de valor.

2021 é, portanto, um ano de recuperação e a AICEP vai, com o novo Plano Estratégico, reforçar a sua atuação em vários domínios para apoiar as empresas nas suas estratégias de internacionalização e na área de captação de novos investimentos.

Leia o artigo na íntegra na Revista Portugalglobal.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório