Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
08 de Janeiro 2020

AICEP apresenta novas ferramentas de internacionalização no Seminário Diplomático 2020

AICEP

Portugal

O administrador da AICEP, João Dias, apresentou as novas ferramentas da AICEP de apoio às exportações e à internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Seminário Diplomático 2020, que se realizou de 6 a 7 de janeiro em Lisboa.

O administrador da AICEP interveio no Painel Temático “Novas Ferramentas para a internacionalização”, onde apresentou a nova plataforma online Portugal Exporta, as iniciativas da AICEP relacionadas com a exportação através do E-Commerce, as novas ferramentas e formas de relacionamento com as empresas exportadoras, através dos canais digitais da AICEP, e as iniciativas já lançadas e a lançar no âmbito do processo de transformação digital da AICEP.

Foi feita uma visita guiada ao "My AICEP" onde se demonstrou a adequação da oferta dos novos produtos e serviços da AICEP ao perfil de cada empresa cliente, de modo a garantir que, através de um Plano de Ação, a AICEP possa ajudar cada empresa a garantir uma entrada nos mercados externos com o menor risco possível.

Deu-se ainda ênfase à nova dimensão da exportação através do E-Commerce como tendência em forte expansão, cuja componente estará disponível no Portugal Exporta brevemente com produtos e serviços dedicados,  como complemento à dimensão das exportações para os mercados geográficos/físicos.

O painel teve início com a intervenção do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que fez um balanço do Programa Internacionalizar (2017-19) e das iniciativas de promoção externa do último ano, destacando a evolução muito positiva das exportações nos últimos anos. Eurico Brilhante Dias apresentou as perspetivas das iniciativas de promoção externa para 2020 e do novo programa Internacionalizar a lançar. O secretário de Estado da Internacionalização destacou ainda na sua intervenção a nova realidade do e-commerce como meio de internacionalização das empresas portuguesas.

No painel participou ainda Filipe Costa, CEO da AICEP Global Parques, que apresentou o Portugal Site Selection, motor de busca de localização empresarial em Portugal dedicado a investidores estrangeiros.

Em 2020, a consciência de que todos estamos convocados para a internacionalização da economia é mais forte que nunca”, referiu o ministro de Estados e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na abertura do Seminário Diplomático 2020. Santos Silva afirmou que o grande objetivo de Portugal para 2020 é “manter o ritmo do crescimento económico, e, portanto, convergir, crescer mais que média europeia”, sublinhando a necessidade de toda a diplomacia portuguesa se focar na internacionalização da economia de modo a cumprir este objetivo.

O Seminário Diplomático é uma iniciativa anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), com apoio da AICEP, do Instituto Diplomático e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que reúne membros do Governo – incluindo todos os secretários de Estado do MNE, que participam em reuniões e painéis temáticos – e representantes da Administração Pública, das Universidades, da comunidade empresarial e de outros setores estratégicos, com os embaixadores de Portugal, para debater temas de interesse para a política externa portuguesa.

Campo Obrigatório