Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
19 de Dezembro 2022

Agroalimentar deve apostar no capital humano e nos conteúdos

AICEP

Agroalimentar

No setor agroalimentar a componente humana é crucial, e a proximidade em relação aos consumidores e as crescentes preocupações com a alimentação têm conduzido as empresas de alimentos e bebidas a apostar no marketing de conteúdos. Para analisar estas duas tendências a AICEP, em colaboração com o FutureCast Lab do ISCTE, acaba de publicar os relatórios A Componente Humana nas Empresas Agroalimentares e Marketing de Conteúdos nas Empresas Agroalimentares que podem ser consultados na área reservada às empresas na MY AICEP.

A importância do capital humano e a forma como deve ser incorporado na gestão e no marketing são alguns dos temas abordados no primeiro digest. Os exemplos apresentados e os conceitos desenvolvidos no relatório demonstram que, na fileira do agroalimentar e bebidas, as pessoas têm um papel muito relevante e isso deve ser considerado para que as empresas consigam reter e atrair talento.

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2022, elaborado pela Hays, os trabalhadores do setor agroalimentar estão entre os que se mostram mais disponíveis para mudar de emprego (79%), e entre as principais razões apontadas estão os salários e a progressão na carreira, sendo o ambiente de trabalho referido por 17% dos inquiridos, o que demonstra a necessidade de as empresas estarem atentas ao capital humano. Entre os exemplos de boas práticas apresentados estão a Delta, empresa de torrefação e distribuição de cafés que criou o Centro Educativo Alice Nabeiro com o objetivo de promover a criatividade e o empreendedorismo dos trabalhadores, e também a francesa Danone, produtora de iogurtes, que criou o Fundo de Comunidades para financiar inovações sociais como o projeto 1001 fontaines que tem promovido a construção de miniestações de tratamento de água.

A análise dedicada ao marketing de conteúdos aborda a forma como este se tem generalizado, com resultados positivos para as empresas. Após explicar em que consiste o marketing de conteúdos e como tem evoluído, este digest apresenta como um bom exemplo o caso da Coca Cola Company, que através da campanha Share a Coke permitiu aos clientes criar garrafas personalizadas e induziu milhares de consumidores a partilhar fotografias e vídeos com as suas garrafas. Destaca, ainda, os casos da Skittles, produtora de guloseimas, que promoveu a interação com o público através de conteúdos ligeiros e divertidos, ou da Pringle’s, que ao ver as suas latas de aperitivos usadas em vídeos no TikTok lançou um desafio que deu origem à publicação de milhares de vídeos criativos, com as latas da marca, que registaram mais de mil milhões de visualizações.   

Integrados no projeto Tendências em Gestão e Marketing Internacional, estes digests já estão disponíveis na área reservada às empresas MY AICEP.

Notícias AICEP

Concurso para manutenção de estradas na Noruega

AICEP

Noruega anuncia o concurso público para a manutenção de estradas em Møre e Romsdal.

  • Noruega
  • Construção civil

UNESCO-Aschberg - Apoio a artistas e profissionais da cultura

AICEP

Apresentação de projetos sobre Liberdade Artística e Promoção de Profissionais da Cultura.

  • Multisetor

Moda portuguesa marca presença na MOMAD Metropolis

AICEP

Marcas portuguesas participam novamente na edição da MOMAD, a realizar-se em Madrid.

  • Espanha
  • Multisetor

Partilhe esta página

Campo Obrigatório