Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
15 de Junho 2022

África do Sul: Um mercado por explorar

África do Sul

A África do Sul representa a economia mais desenvolvida, mais diversificada, mais industrializada e com a classe média-alta mais numerosa do continente africano. 

O país é igualmente dotado de abundantes recursos naturais (diamantes, ouro, platina, carvão, entre outros), de sistemas jurídico e financeiro desenvolvidos, de uma rede de infraestruturas satisfatória e de um sistema de comunicações e de transportes que permitem uma distribuição de bens e serviços eficiente.

O mercado sul-africano continua a ser pouco explorado pela classe empresarial portuguesa, embora ofereça múltiplas oportunidades de negócio em diferentes setores de atividade.

A maioria dos nossos concorrentes europeus tem neste país o seu principal parceiro comercial africano, aproveitando a qualidade das suas infraestruturas, a força e diversificação da sua indústria – alimentada por um abundante stock de investimento estrangeiro –, e a dimensão e desenvolvimento do seu mercado, que se estende além-fronteiras, principalmente pelos restantes 15 países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O contexto geográfico da África do Sul, situando-se no extremo sul do continente africano, entre dois oceanos – Atlântico e Índico –, e partilhando fronteiras terrestres com seis países, contribui para que se assuma como principal porta de entrada para os mercados da África Subsaariana. Em termos de dimensão, o país possui uma superfície quase duas vezes e meia superior à de França e uma população de mais de 60 milhões de habitantes, o que representa cerca de um sexto do total da população da SADC.

Leia o artigo na íntegra na edição de junho da revista Portugalglobal.

Por Guilherme Lopes, delegado da AICEP em Pretória

Para ficar a par de todas as novidades, subscreva a nossa Revista Portugalglobal

Notícias AICEP

12 empresas portuguesas presentes na Feira Playtime Paris

AICEP

A feira de moda infantil Playtime regressa ao Parc Floral em Paris de 2 a 4 de julho.

  • França
  • Moda

Participação portuguesa na feira de tecidos PRECO em Paris

AICEP

Nova edição da feira de tecidos PRECO realiza-se de 29 de junho a 1 de julho em Paris.

  • França
  • Multisetor

Exportar para os Estados Unidos: o que saber

AICEP

Conheça 7 recomendações para exportar para os Estados Unidos.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório