Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
16 de Dezembro 2020

AED recebe Selo de Excelência de clusters

AED/AICEP

Portugal
Aeronáutica

O Cluster português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa recebeu o selo de excelência, atribuído pela entidade internacional certificadora, ESCA (European Secretariat for Cluster Analysis), na categoria de ‘Bronze’.

Esta foi uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia, em 2009, através do desenvolvimento de uma metodologia europeia de benchmarking de Clusters para promover a melhoria dos processos de gestão destas organizações e a qualidade dos serviços para seus membros e associados. Em 2020, apenas 1.383 organizações em todo o mundo obtiveram o selo de excelência de Cluster: 1.141 na categoria de ‘Bronze’, em 46 países; 132 na categoria de ‘Prata’, em 20 países; e 110 na categoria de ‘Ouro’, em 18 países.

O AED Cluster Portugal junta-se agora a outros quatro Clusters nacionais que têm, atualmente, o selo de excelência e passa também a integrar a lista dos seis Clusters do setor aeroespacial, a nível mundial, com esta label.

O selo em questão pretende realçar os Clusters que se apresentem focados na excelência, melhorando as suas capacidades de gestão e níveis de desempenho. Para serem elegíveis a este reconhecimento é necessário que as organizações cumpram três requisitos: apresentem iniciativa tecnológica, setorial ou regional, com pelo menos 15 participantes comprometidos no Cluster, maioritariamente do setor privado; a organização do Cluster deve apoiar a colaboração, o networking e o suporte empresarial para estimular atividades inovadoras, em especial para as PME; e deverá também estar listado na European Cluster Collaboration Platform (ECCP).

 Mais informações sobre esta iniciativa.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório