Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
25 de Agosto 2020

2021 é sinónimo de orçamento histórico

AICEP

Suécia

De acordo com a ministra das Finanças Sueca, Magdalena Andersson, o orçamento Sueco para o próximo ano deverá ser histórico. Apesar de ainda estar em fase de negociações entre o Partido Social Democrata (Governo) e os seus parceiros de coligação, o Partido Verde, os Liberais e o Partido Central, sabe-se que o orçamento será bem mais extensivo que o de um ano normal.

As razões para tal orçamento extraordinário são óbvias, mas junta-se a isto o facto do Banco Central Sueco (Riksbank) estar com pouca capacidade de manobra e de estímulo da economia, uma vez que estamos perante uma crise económica com taxas de juro extremamente baixas, sendo por isso necessário que a política fiscal entre em força.

De acordo com o Instituto Nacional de Investigação Económica (Konjunkturinstitutet), serão necessários cerca de 80 mil milhões SEK (8 mil milhões de euros) em medidas orçamentais para combater a recessão em 2021, sendo que Magdalena Andersson já veio anunciar que o orçamento terá particular foco na aceleração da economia, especificamente no estímulo do emprego e dos investimentos e operações públicas, nomeadamente na melhoria da conectividade de banda larga, do sistema ferroviário e na aposta de projetos ligados a infraestruturas e tecnologias verdes.

No que diz respeito a este último ponto, sabe-se que o Partido Central está a exigir um pacote de reformas na área da tecnologia ambiental, o que é estimado custar cerca de 3000 milhões SEK (300 milhões de euros) durante os 3 próximos anos, dos quais 850 milhões SEK (85 milhões de euros) já no próximo ano. Os pacotes incluem investimentos relacionados com os biocombustíveis as emissões de gases poluentes e deduções relacionadas com investimentos verdes (por exemplo, painéis solares), entre outros.

Simultaneamente é esperado que hajam cortes nos impostos, por forma a potenciar o consumo privado e assim estimular a produção e a economia Sueca.

A 21 de setembro será revelado a versão final do novo orçamento para o próximo ano.

Campo Obrigatório