Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
22 de Fevereiro 2022

2021 foi ano extraordinário para as exportações portuguesas

AICEP

Portugal

O ano de 2021 ficou marcado por um extraordinário crescimento das exportações portuguesas de bens e serviços, demonstrando a crescente notoriedade das empresas portuguesas a nível internacional.

Em 2021, as exportações portuguesas de bens e serviços assinalaram um aumento de 14.716 milhões de euros em relação ao período homólogo de 2020, de acordo com os dados do Banco de Portugal.

Espanha (22,7 por cento), França (13,7 por cento), Alemanha (10,7 por cento), Reino Unido (8,1 por cento) e Estados Unidos da América (5,9 por cento) foram os principais destinos das nossas exportações. 

As viagens e o turismo (11,2 por cento) foram os serviços mais exportados, enquanto os bens mais exportados foram as máquinas e aparelhos (10,2 por cento) e os veículos e outros materiais de transporte (9,4 por cento).

Espanha e Alemanha foram também os nossos principais fornecedores, sendo os bens mais importados as máquinas e aparelhos (16 por cento), os químicos (10,8 por cento) e os combustíveis minerais (10,1 por cento). Os serviços mais importados foram os de transporte (5 por cento).

Só no mês de dezembro de 2021 as exportações de bens e serviços registaram um crescimento de 28,9 por cento face ao mesmo período do ano anterior, atingindo os 7.814 milhões de euros.

Por sua vez, as importações registaram um valor de 8.992 milhões de euros, verificando-se uma quebra de 2,2 por cento em comparação a novembro de 2021. 

Os bens representaram 65,6 por cento das exportações totais, enquanto os serviços registaram 34,4 por cento. Em termos de importações, os bens representaram 78,3 por cento e os serviços 21,7 por cento.

Os bens e serviços portugueses são cada vez mais reconhecidos nos diversos mercados externos. Com este crescimento das exportações, Portugal e as empresas portuguesas provam que estão num bom caminho.

Notícias AICEP

Portugal Concept Store: fornecedores para Espanha e França

AICEP

Portugal Concept Store estende operações online a Espanha e França no primeiro semestre de 2022.

  • Multimercado

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório