Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Go to Market: Suécia

Suécia
  • Ação paga
  • Porto - Hotel Ipanema Porto
  • 04 de Abril 2022

Para apoiar as empresas numa abordagem eficaz ao mercado da Suécia, a Academia AICEP promoveu uma ação Go To Market com o delegado da AICEP em Estocolmo, Carlos Moura.

Dia 4 de abril, no Hotel Ipanema Porto, o delegado da AICEP deu a conhecer características e oportunidades de negócio disponíveis na Suécia, bem como as melhores formas de abordar o mercado.

Durante esta ação foi possível colocar questões sobre o mercado e receber respostas de uma fonte de informação privilegiada, bem como partilhar experiências com outras empresas presentes ou interessadas na Suécia. 

Sobre a Suécia

A Suécia é, desde meados da década de 90, uma das economias mais desenvolvidas e competitivas do mundo, reconhecida pela aposta nas tecnologias de ponta e pelos benefícios sociais e elevados padrões de vida. Possui grande maturidade tecnológica e capacidade inovadora, uma cultura empresarial sofisticada e um ambiente macroeconómico estável, para além de uma mão-de-obra altamente qualificada e instituições públicas e privadas com excelente reputação internacional.

A economia sueca é a 7ª maior da União Europeia (em termos de PIB do mercado) e a 3ª no que diz respeito ao PIB per capita. Registou um crescimento médio anual de 2,3% entre 2016 e 2019 e em 2020, apesar de não ter adotado medidas restritas de confinamento, contraiu 3% devido à forte diminuição da procura externa.

Os seus principais parceiros comerciais são a Noruega (10,5% do total das exportações em 2020), a Alemanha (10,4%), os EUA (8,1%), a Dinamarca (7,5%) e a Finlândia (7,0%), que em conjunto representam 43,6% do valor das exportações. Do lado das importações, os principais parceiros foram em 2020 a Alemanha (18,2%), os Países Baixos (9,8%), a Noruega (9,0%), a Dinamarca (6,8%) e a China (6,2%), que ao todo representaram 50% das importações.

Portugal tem vindo a aumentar as exportações para a Suécia. Em 2021 foi o seu 12º principal cliente e o 16º maior fornecedor. Os principais produtos exportados para o mercado sueco são veículos automóveis, minérios de cobre, calçado, motores e máquinas, vinho, têxtil e vestuário, mas a Suécia apresenta diversas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas em vários setores da economia.

Oradores

  • Maria João Veiga Gomes

    Moderadora, Diretora-Adjunta da Direção de Produto da AICEP

  • Carlos Moura

    Delegado da AICEP dos Mercados Nórdicos

Partilhe esta página

Campo Obrigatório