A Tailândia representa a segunda maior economia do Sudeste Asiático, conta com uma população de cerca de 71,6 milhões de habitantes, estimando-se que o PIB per capita se tenha situado em 7 060 em USD em 2021 (dados da EIU).
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Energia
- Auditório da AICEP
- 05 de Junho 2023
A Academia AICEP organizou no dia 5 de junho, às 10h00, no auditório da AICEP, rua de Entrecampos, 28, Bloco B, a ação presencial Em Foco Tailândia – Setor das Energias Renováveis, na qual foram abordadas as oportunidades de negócio para as empresas portuguesas do setor que pretendem exportar ou investir neste mercado.
A Tailândia continua a depender fortemente dos combustíveis fósseis, embora o papel das energias renováveis, incluindo a energia hídrica importada, ocupe um espaço cada vez maior no cabaz energético da Tailândia.
Assim, a energia de fontes renováveis, seja solar, eólica, hídrica, biomassa ou de resíduos, oferece boas oportunidades de negócio para os investidores estrangeiros. Mais de 78% dos projetos de energia renovável instalados na Tailândia são de propriedade estrangeira ou de joint ventures. Além disso, o país também tem um historial bem-sucedido de incentivo e de apoio ao investimento no setor privado.
Em 2021, a Tailândia foi classificada, quanto ao investimento em energias renováveis, em 4º lugar entre os países asiáticos e, em 3º, na ASEAN – Associação de Nações do Sudoeste Asiático -, depois de Singapura e da Malásia. É ainda considerada país-líder pelo Fórum Económico Mundial, no seu Índice de Transição Energética que classifica os países no desempenho dos seus sistemas energéticos, bem como na sua capacidade de transição para um futuro de energias renováveis.
Esta ação, tendo em foco o investimento nas energias renováveis na Tailândia, foi uma excelente oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e para obter informações relevantes acerca das melhores estratégias de entrada no mercado, de modo assegurar o sucesso do seu negócio, quer através da exportação, quer do investimento.
A sessão teve como oradores, Rungrawee Yingyuad, especialista em Energia Renovável do “Department of Alternative Energy Development and Efficiency (DEDE)”, do Ministério da Energia da Tailândia e Afonso Duarte, delegado da AICEP em Banguecoque.
Informação adicional: Locais de estacionamento, junto à AICEP:
09h30 Receção de Participantes
10h00 Abertura da Sessão
Magda Pereira - Diretora-Adjunta na Direção de Produto da AICEP
10h10 Apresentação das características do mercado da Tailândia
Afonso Duarte - Delegado da AICEP em Bangkok
10h30 O setor das Energias Renováveis na Tailândia – Oportunidades e Desafios
Rungrawee Yingyuad - Ministério da Energia da Tailândia (em inglês)
11h10 Networking | Coffee-break
11h40 Debate moderado entre os oradores e as entidades/empresas participantes
12h40 Conclusões e Encerramento
(Almoço Livre)
14h30-17h30 Speed meetings de 15 minutos entre os participantes da manhã e a oradora especialista
(a agendar durante o intervalo para networking)
Afonso Duarte
Rungrawee Yingyuad
-
Magda Pereira
Diretora Adjunta na Direção da Academia AICEP
-
Afonso Duarte
Delegado da AICEP em Banguecoque
-
Rungrawee Yingyuad
Ministério da Energia Tailandês
-
Academia AICEP