Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Introdução à Realidade Aumentada e Realidade Virtual

  • Ação paga
  • online
  • 01 de Setembro 2022 a 06 de Outubro 2022

A Academia AICEP e a VRARA Portugal/APDC iniciam no próximo dia 1 de setembro a segunda edição do curso online Introdução à Realidade Virtual e Realidade Aumentada. O curso online vai decorrer na plataforma de e-learning da Academia AICEP e tem uma duração total de 24 horas, divididas por seis sessões.

Este curso destina-se a todas as empresas que pretendem adotar as tecnologias imersivas para alavancar os seus negócios e desenvolver os seus processos de internacionalização. O conhecimento veiculado nesta formação permitirá que as empresas possam implementar projetos imersivos com uma abordagem moderna e ainda capacitará os participantes a produzir, em conjunto com programadores técnicos especializados, aplicações à medida, usando a Realidade Aumentada ou a Realidade Virtual e ainda perceber as surpreendentes oportunidades existentes no Metaverso, de acordo com as leis da procura e da oferta mais atuais neste universo tecnológico.

Composto por cinco módulos – Fundamentos das Tecnologias Imersivas, Equipamentos (hardware), Casos de Estudo de Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, Aplicações Profissionais e Desenvolvimento de Aplicações (software) –, este curso é um guia prático de introdução às tecnologias imersivas, cada vez mais utilizadas em áreas como a formação/educação, o marketing e vendas, nas áreas ligadas à saúde e ao bem-estar, na construção civil e arquitetura, no apoio ao trabalho remoto, entre outros contextos e setores de negócio.

Para além de uma componente prática, as várias sessões incluem exemplos de utilização de tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual e a apresentação de equipamentos e de aplicações desenvolvidas com estas tecnologias nas mais diversas áreas de negócios.

O curso não exige quaisquer requisitos técnicos e pode ser frequentado por participantes que integrem equipas de produção ou departamentos comerciais e de marketing, ou seja, por todos os que estejam envolvidos no lançamento de produtos e serviços, no desenvolvimento de ações de formação ou na manutenção remota de equipamentos e colaboração remota.

A frequência do curso implica um investimento €150 + IVA à taxa em vigor. As inscrições estão abertas, mas são limitadas a 25 participantes.

Programa

Módulo 1: Fundamentos das Tecnologias Imersivas | 1 setembro

Neste módulo serão apresentados os fundamentos da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada, sendo expostos os conceitos técnicos de cada uma destas tecnologias, bem como a sua evolução histórica no mercado e na academia, desde a criação de ambas até à aplicação destas mesmas nos ambientes de metaverso.

1 de setembro – 17h30 às 21h30
Formador: Anesio Neto – copresidente da VRARA Portugal

Módulo 2: Equipamentos (Hardware) | 8 de setembro

Neste módulo serão apresentados os equipamentos utilizados para as experiências com a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada, bem como os diferentes tipos de equipamentos a utilizar, tais como os óculos de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada.

8 de setembro - 17h30 às 21h30
Formador: Gonçalo Pratas – copresidente da VRARA Portugal

Módulo 3: Casos de utilização de RA e RV | 15 setembro

O módulo de Casos de Estudos é um dos mais interessantes da formação, pois aqui serão salientados os exemplos de diversas aplicações, possibilitando aos participantes de reconhecer a utilização real destas tecnologias dentro do seu dia-a-dia.

15 de setembro – 17h30 às 21h30
Formador: Eduardo Acquarone – VRARA Portugal Member

Módulo 4: Aplicações Profissionais | 22 de setembro

Este módulo terá uma especial identificação de possíveis aplicações nas empresas dos participantes da formação e serão apresentados casos de usos similares para uma melhor perceção das possíveis utilizações destas tecnologias.

22 de setembro – 17h30 às 21h30
Formador: João Domingues – VRARA Portugal

Módulo 5: Desenvolvimento de Aplicações (Software) - Parte 2 | 6 de outubro

O quinto módulo será dedicado à divulgação de conceitos para o incremento de experiências imersivas, com a apresentação de opções de software, salientando os requisitos para a criação das experiências imersivas. Neste módulo será proposta a realização de uma rápida experiência imersiva.

6 de outubro – 17h30 às 21h30
Formador: Gonçalo Pratas

Inscrições Encerradas

Apoios

O Curso de Introdução à Realidade Aumentada e Realidade Virtual tem o apoio da República Portuguesa e o cofinanciamento do Fundo Social Europeu (FSE), através do COMPETE 2020 e Portugal 2020.

Oradores

Organização

  • Academia AICEP

Partilhe esta página

Campo Obrigatório